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Análise SWOT: O que é, como fazer e qual a importância para a sua empresa

Aprenda como e quando fazer uma análise SWOT, além de descobrir porque ela é tão importante para o sucesso da sua empresa.
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A análise SWOT é usada no marketing para avaliar a situação atual da empresa e do segmento em que ela está inserida. Ela auxilia na correção de problemas e na elaboração de novas estratégias.

Este artigo irá desmembrar todos os pontos da análise SWOT, mostrar como aplicá-la de maneira correta e explicar porque ela é tão importante para o sucesso da sua empresa.

O que é Análise SWOT

É uma ferramenta de planejamento estratégico, que oferece um panorama abrangente para as empresas avaliarem com precisão as suas diretrizes de marketing. Ela se destaca por sua capacidade de identificar tanto benefícios quanto prejuízos, permitindo uma avaliação completa dos pontos fortes e fracos da organização, além das oportunidades e ameaças.

Desde a sua criação na década de 60, a metodologia da análise SWOT evoluiu bastante, passando por significativas adaptações e refinamentos para se manter relevante diante das transformações constantes do mercado, especialmente com o advento e a ascensão do marketing digital.

SWOT é um sigla em inglês para Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Ao listar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, a análise SWOT se divide em colunas e linhas de uma matriz:

Quadrante de Análise SWOT

As forças e fraquezas são considerados fatores internos, ou seja, questões inerentes às características da empresa. Esses pontos estão intrinsecamente relacionados às decisões realizadas pelas lideranças da companhia.

Entre esses fatores internos estão:

  • Recursos 
  • Tecnologias
  • Qualidade do produto ou serviço
  • Gestão
  • Projetos
  • Estratégias
  • Inovação
  • Preço
  • Solidez financeira
  • Atendimento
  • Capacidade de produção
  • Distribuição
  • Localização

Os dois pilares que representam os fatores internos na matriz de análise SWOT são:

Forças: São os pontos fortes da empresa, aqueles fatores que a destacam dos concorrentes. Podemos resumir as forças, como os aspectos determinantes para um cliente optar pela sua marca em vez de uma marca concorrente.

Fraquezas: Engloba os aspectos internos da empresa que demandam aprimoramento, pois os mesmos colocam a organização em desvantagem frente aos seus concorrentes. Esses pontos críticos exigem uma identificação minuciosa e uma atenção especial por parte dos líderes e tomadores de decisão.

Os fatores externos abrangem questões fora do controle direto da empresa, porém capazes de impactar a companhia. É essencial que as lideranças estejam atentas ao contexto no qual a organização está inserida, tanto no âmbito do seu segmento específico (microambiente), quanto nas políticas econômicas, tendências comportamentais e transformações sociais mais amplas (macroambiente).

Entre os fatores externos relacionados ao microambiente, estão:

  • Estratégias da concorrência
  • Comportamento do público alvo
  • Fornecedores
  • Características do segmento
  • Intermediários

Já entre os fatores externos relacionados ao macroambiente, estão:

  • Questões econômicas
  • Legislação
  • Avanço tecnológico
  • Aspectos culturais
  • Oferta de matérias primas
  • Questões demográficas
  • Conjuntura política
  • Questões ambientais

Os dois pilares que representam os fatores externos dentro da matriz de análise SWOT são:

Oportunidades: As características macro e micro da realidade em que a empresa está inserida, que podem ser convertidas em estratégias interessantes para o crescimento da companhia. Para identificar essas oportunidades, é importante que os tomadores de decisão da empresa sempre realizem ou consultem pesquisas de mercado.

Ameaças: Fatores externos que podem prejudicar o crescimento e a atuação da empresa, gerando prejuízos. Também podem ser identificados através de pesquisas de mercado e uma análise atenta ao ambiente em que a empresa está inserida.

Além dos fatores internos e externos, também existe uma outra divisão dentro do quadrante da análise SWOT, que são os fatores positivos (forças e oportunidades) e os negativos ( fraquezas e ameaças).

Esses fatores estão relacionados aos pontos que podem ser potencializados e aos que precisam ser corrigidos.

Quando fazer uma Análise SWOT

Podemos dizer que não existe um momento certo para realizar uma análise SWOT. É recomendado que ela seja feita periodicamente, já que o mundo está em constante transformação e sempre existem novidades no cenário em que a empresa está inserida, seja ele qual for.

Existem algumas ocasiões em que uma análise SWOT se faz fundamental:

Mudanças na empresa: Quando existem mudanças em cargos estratégicos da empresa ou na estruturação dos departamentos internos.

Lançamento de produto/serviço: No momento que a empresa está trabalhando em um lançamento ou entrando em uma nova área de atuação, com novas expectativas, panoramas, públicos e concorrentes.

Antes de realizar um planejamento: Quando a companhia está elaborando e atualizando suas diretrizes e estratégias de marketing. Neste momento é necessário realizar uma análise SWOT que auxilie essas novas ações tomadas pelas lideranças. Isso inclui um novo posicionamento, um rebranding, um novo plano de metas, o lançamento de uma nova campanha publicitária…

Avaliação de estratégias: Uma análise SWOT também precisa ser realizada no momento de avaliar o sucesso de uma estratégia de marketing, para corrigir eventuais problemas e identificar oportunidades que passaram despercebidas.

Análise gradual: É possível fazer uma análise SWOT de forma gradual, com pesquisas sendo realizadas ao longo de um tempo determinado (um trimestre, um semestre, um ano, alguns anos…). Esse método visa criar uma base de dados sólida, para embasar os pontos listados nas fraquezas, forças, oportunidades e ameaças.

Análise programada: Algumas organizações realizam análises SWOT programadas de tempos em tempos. O objetivo desse método é manter os departamentos da empresa sempre atualizados em relação ao cenário do mercado.

Como fazer uma Análise SWOT

De maneira prática, uma análise SWOT é feita preenchendo as matrizes que compõem os quadrantes. Logo, ela pode ser realizada em uma folha de papel, um documento no computador ou uma lousa em uma sala de reuniões.

Pode-se fazer uma análise SWOT sozinho, mas é aconselhável que ela seja realizada através de um brainstorm em equipe. Isso aumenta a abrangência da análise e colabora para embasar melhor o seu resultado.

Reúna pessoas que tenham domínio sobre informações relacionadas à atuação da empresa e ao mercado como um todo. É fundamental ser o mais sincero e realista possível no momento de preencher o quadrante da análise SWOT.

Toda informação é bem-vinda para auxiliar nesse processo: pesquisas de mercado, percepções empíricas, dados internos e externos, prognósticos de especialistas, matérias na imprensa, feedbacks de clientes nas redes sociais, o trabalho da concorrência…

Comece seu brainstorm analisando os fatores internos (forças e fraquezas), para traçar um panorama da atuação da empresa no mercado. Seja criativo e elabore perguntas que possam responder quais são essas forças e fraquezas. Alguns pontos que podem ser levantados são:

  • Qual o nosso diferencial?
  • Somos os melhores em quê?
  • Qual é a nossa reputação?
  • Estamos bem localizados?
  • Somos conhecidos pelo público?
  • Como é a qualidade do nosso produto ou serviço?
  • O nosso preço é condizente com o produto ou serviço?
  • Como é o nosso trabalho de marketing?
  • Como é a nossa logística?
  • Como é a nossa gestão?
  • Como estão as nossas finanças?
  • Quais são os nossos ativos?
  • Os objetivos que traçamos nos últimos anos foram alcançados?
  • Em quais aspectos superamos os concorrentes? Em quais eles nos superam?
  • No que podemos melhorar?
  • Nossa equipe está satisfeita?
  • Nosso cliente está satisfeito?

Após entender melhor em que lugar está a sua empresa, é o momento de analisar os fatores externos (oportunidades e ameaças). E aqui, mais uma vez vamos separar em aspectos relacionados ao microambiente e ao macroambiente.

O microambiente está relacionado com o segmento em que a marca está inserida, como público-alvo, concorrentes, e intermediários. Neste quesito, algumas questões que podem ser levantadas são:

  • Qual é o comportamento do nosso público?
  • Existem tendências e modismos em nosso segmento?
  • Existem outros mercados que podem ser explorados?
  • Existem barreiras de entrada no segmento? Quais são?
  • Como estão os concorrentes?
  • Como está a disputa por clientes dentro do segmento?
  • Quais empresas se destacam no segmento?
  • Existe algum produto/serviço que ameace o nosso negócio?
  • Existe algum segmento adjacente que ameace o nosso negócio?
  • Qual o nosso poder de negociação com outros atores do mercado?

Já o macroambiente está associado às conjunturas sociais, econômicas, geográficas, políticas, culturais e tecnológicas que afetam diretamente a empresa e o segmento. Podemos levantar alguns questionamentos em relação a esse tópico, como:

  • A conjuntura econômica é favorável?
  • A conjuntura política é favorável?
  • Existe escassez de material?
  • Existe alguma ameaça ou oportunidade relacionada à legislação?
  • Existe alguma ameaça ou oportunidade relacionada à fatores culturais?
  • Nosso produto ou serviço é bem aceito do ponto de vista ecológico?
  • O avanço tecnológico é uma ameaça?
  • As mudanças comportamentais afetam a empresa e o segmento?
  • Os índices demográficos são favoráveis?

Os pontos levantados acima são apenas algumas questões que podem te direcionar no momento de avaliar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa. Vale propor outros questionamentos que sejam pertinentes dentro da realidade da marca.

Análise SWOT do McDonald's

(Confira outros exemplos e modelos de análise SWOT)

As vantagens de fazer uma Análise SWOT

Uma análise SWOT bem embasada, pode contribuir no processo de crescimento da empresa e consequentemente gerar um aumento nas vendas. Veja algumas vantagens de se realizar uma análise SWOT:

Correção de problemas: A análise SWOT é capaz de identificar problemas e levantar possíveis soluções.

Tomada de decisão: As conclusões de uma análise SWOT podem auxiliar as lideranças da empresa no momento de tomar uma decisão.

Boas ideias: Através de uma análise SWOT, é possível chegar em insights interessantes que podem ser aplicados na hora de traçar novas estratégias de marketing, elaborar um novo produto ou fazer uma reformulação na companhia.

Oportunidades lucrativas: É possível identificar lacunas e tendências no mercado, que podem ser altamente lucrativas para a sua empresa.

Disputa com os concorrentes: Através dos resultados de uma análise SWOT, a empresa consegue ter um panorama dos seus concorrentes e traçar estratégias para superá-los na preferência do consumidor.

Prognósticos: Um trabalho bem feito de análise SWOT pode fornecer importantes prognósticos de mercado para embasar os planos futuros da marca.

Integração da equipe: A análise SWOT serve como um instrumento de integração dos objetivos da equipe, já que através de um quadrante com poucas palavras, é possível comunicar os fatores internos e externos que merecem a atenção dos funcionários.

Trabalho de comunicação: A análise SWOT é um instrumento fundamental para auxiliar no trabalho de comunicação da empresa.

Chegou a hora de crescer

Após detalhar todos os pontos da análise SWOT e a sua aplicação prática, é possível concluir que ela é um instrumento indispensável para as empresas que buscam aumentar as suas vendas e se manterem competitivas em um mercado cada vez mais complexo.

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Artigo escrito por agenciadigitals

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