A logo tem uma importância fundamental na identidade de qualquer marca. Ele é uma espécie de cartão de visitas, impactando a primeira impressão que os consumidores têm ao entrar em contato com uma empresa, produto ou serviço. Dada a sua influência significativa na construção de um branding bem-sucedido, subestimar a importância da logo é um erro que pode comprometer todo o trabalho de identidade visual da marca.
Por isso, é fundamental que a criação da logo siga diretrizes estratégicas, baseadas em pesquisas, a fim de garantir que ele não seja apenas uma representação visual bonita, mas uma peça essencial na identidade da marca. O logo precisa ser capaz de traduzir visualmente a essência da marca e deixar uma impressão impactante nos consumidores.
Neste texto, listamos alguns tópicos que devem ser levados em consideração na hora de avaliar se a logo e o logotipo são bons, além de outras curiosidades.
A Logo talvez seja a parte mais importante da identidade visual, porque é o grafismo que identifica uma empresa, um produto, um serviço etc. Para além da Logo, há diversos outros aspectos que comunicam as características únicas de uma marca, como a escolha das imagens e a forma como elas são trabalhadas; o tom de voz utilizado na comunicação, que transmite a personalidade pretendida para aquela marca; a experiência que os usuários têm, ao adquirir um produto ou serviço; além de muitos outros aspectos tangíveis e intangíveis. Para este artigo, vamos abordar diretamente a Logo e apresentar parâmetros objetivos para avaliar suas características, especialmente, durante sua etapa de desenvolvimento, para que ela possa performar suas funções de maneira adequada.
Antes de nos aprofundarmos nos aspectos mais técnicos do trabalho, é pertinente esclarecer as diferenças e semelhanças entre os termos.
Quando nos referimos à "Logo", trata-se do conjunto gráfico que representa simbolicamente a marca, independentemente de conter símbolo, tipografia ou os dois.
Já o termo "Logotipo" refere-se, mais diretamente, à parte tipográfica da Logo, sento utilizado para especificar seus elementos textuais, enquanto o termo "Símbolo" especifica o grafismo presente em algumas logos.
E quanto ao termo "Logomarca"? Essa é uma discussão frequente entre os profissionais e teóricos do campo do Design e da Publicidade: embora o termo seja amplamente difundido entre leigos e especialistas, os termos "Logo" e "Marca" teriam o mesmo significado, mas derivando de famílias linguísticas diferentes e sendo, portanto, redundantes.
Uma logo vai além de uma mera representação visual atraente. Ela desempenha um papel fundamental em comunicar o posicionamento da marca. Trata-se da tradução, através de uma imagem vetorial, da identidade, do propósito, dos valores e da missão da empresa. Para atingir esse objetivo, é necessário um processo de pesquisa cuidadoso que visa a identificar as cores e elementos que dialoguem com essas caraterísticas.
O processo não é apenas estético, mas simbólico, e requer uma análise minuciosa do mercado e do público-alvo, para garantir que a logo seja, de fato, impactante. A escolha de cores e elementos jamais deve ser baseada em gostos pessoais, mas sim em pesquisas e estratégias que respondam a duas perguntas: “O que a sua marca representa?” e “Com quem a sua marca vai se comunicar?”
A elaboração de um logotipo deve levar em consideração diversas possibilidades de aplicações, tanto em meios digitais quanto impressos. A capacidade de adaptação a diferentes tipos de fundos e formatos é um fator determinante para avaliar a qualidade de uma logo.
Uma tendência em ascensão entre as maiores empresas do mundo, é a adoção de logos responsivos. Isso significa que elas criam versões adaptáveis, de forma flexível a diferentes contextos e dispositivos no ambiente digital. Essa abordagem garante que o logotipo mantenha sua integridade e legibilidade, independente do tamanho da tela, dispositivo ou plataforma em que é exibido. Essa prática não apenas aprimora a experiência do usuário, mas também reflete a capacidade de um projeto de logo se manter forte e visualmente impactante em qualquer situação.
(Veja mais exemplos de logos responsivos)
Outro fator crucial para garantir que uma marca se destaque na memória dos consumidores é a sua singularidade, ou seja, a sua capacidade de se destacar como única e inconfundível. É essencial que a logo de uma empresa seja distintamente diferente de todas as outras, seja dentro do mesmo segmento ou até mesmo em segmentos diferentes. A criação de uma logo exclusiva é um passo fundamental para garantir que a marca fique eternizada no imaginário dos consumidores.
Por isso, ao avaliar a eficácia de uma logo, outra pergunta que deve ser levantada é, “Minha logo é única?”.
A emblemática maçã da Apple, as icônicas três listras da Adidas, o estilizado "Swoosh" da Nike e o adorável urso do WWF são exemplos de logos icônicas, que, embora possuam distinções marcantes entre si, compartilham uma característica singular: a capacidade de ser facilmente reconhecível.
Quando alguém se depara com qualquer um desses símbolos, em qualquer contexto, é impossível não associá-los imediatamente às respectivas empresas. Isso demonstra a eficácia de uma identidade de marca bem-sucedida.
Essa facilidade de reconhecimento destaca a importância do design de logotipos e símbolos, na criação e perpetuação de uma forte conexão entre a marca e o consumidor.
Considerar a influência das cores e formas na mente humana é fundamental para a concepção de uma logo marcante. Na psicologia das cores, cada matiz evoca sentimentos distintos: o vermelho evoca paixão, energia e autoridade; o verde emana equilíbrio, otimismo e sustentabilidade; e o roxo sugere criatividade, originalidade e uma abordagem disruptiva.
As formas também desempenham um papel importante na promoção de sensações e percepções. Os quadrados emanam confiança, ousadia e estabilidade, enquanto os triângulos comunicam uma sensação de poder e determinação. As linhas horizontais transmitem uma impressão de velocidade, enquanto as verticais dialogam com relaxamento e tranquilidade. As curvas e ondas trazem leveza e fluidez, já as formas espirais estão associadas à inovação e criatividade. Logos ovais inspiram estabilidade e harmonia.
Ao longo deste artigo, trouxemos exemplos de como avaliar objetivamente o trabalho de criação de uma logo. Na pratica, a construção da identidade de uma marca e de seus símbolos, seja uma identidade nova ou um rebranding, envolve um trabalho aprofundado de pesquisa, estratégia e criação.
(veja um exemplo de rebranding aqui)
Para avaliar a eficiência e a qualidade de uma logo, é crucial considerar uma série de fatores e análises. Após explorar alguns dos principais critérios de avaliação neste artigo, gostaríamos de levantar uma questão importante: sua identidade reflete fielmente quem você é? Sua logo comunica com precisão a personalidade e os valores fundamentais da sua empresa?
Estamos prontos para te ajudar na busca dessas respostas!
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