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Logotipo - 5 indicadores para determinar a eficácia

Ele é fundamental para o sucesso da marca e pode conquistar no primeiro olhar. Saiba como medir a eficácia do seu logotipo.
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Billboard com logotipo da Waterdesign - Rebranding feito pela Digitals

A logo tem uma importância fundamental na identidade de qualquer marca. Ele é uma espécie de cartão de visitas, impactando a primeira impressão que os consumidores têm ao entrar em contato com uma empresa, produto ou serviço. Dada a sua influência significativa na construção de um branding bem-sucedido, subestimar a importância da logo é um erro que pode comprometer todo o trabalho de identidade visual da marca.

Por isso, é fundamental que a criação da logo siga diretrizes estratégicas, baseadas em pesquisas, a fim de garantir que ele não seja apenas uma representação visual bonita, mas uma peça essencial na identidade da marca. O logo precisa ser capaz de traduzir visualmente a essência da marca e deixar uma impressão impactante nos consumidores.

Neste texto, listamos alguns tópicos que devem ser levados em consideração na hora de avaliar se a logo e o logotipo são bons, além de outras curiosidades.

Logo e Identidade Visual

A Logo talvez seja a parte mais importante da identidade visual, porque é o grafismo que identifica uma empresa, um produto, um serviço etc. Para além da Logo, há diversos outros aspectos que comunicam as características únicas de uma marca, como a escolha das imagens e a forma como elas são trabalhadas; o tom de voz utilizado na comunicação, que transmite a personalidade pretendida para aquela marca; a experiência que os usuários têm, ao adquirir um produto ou serviço; além de muitos outros aspectos tangíveis e intangíveis. Para este artigo, vamos abordar diretamente a Logo e apresentar parâmetros objetivos para avaliar suas características, especialmente, durante sua etapa de desenvolvimento, para que ela possa performar suas funções de maneira adequada.

Qual a diferença entre Logo, Logotipo e Logomarca?

Antes de nos aprofundarmos nos aspectos mais técnicos do trabalho, é pertinente esclarecer as diferenças e semelhanças entre os termos.

Quando nos referimos à "Logo", trata-se do conjunto gráfico que representa simbolicamente a marca, independentemente de conter símbolo, tipografia ou os dois.

Já o termo "Logotipo" refere-se, mais diretamente, à parte tipográfica da Logo, sento utilizado para especificar seus elementos textuais, enquanto o termo "Símbolo" especifica o grafismo presente em algumas logos.

E quanto ao termo "Logomarca"? Essa é uma discussão frequente entre os profissionais e teóricos do campo do Design e da Publicidade: embora o termo seja amplamente difundido entre leigos e especialistas, os termos "Logo" e "Marca" teriam o mesmo significado, mas derivando de famílias linguísticas diferentes e sendo, portanto, redundantes.

1) A logo representa adequadamente a identidade da marca?

Logotipo - 5 indicadores para determinar a eficácia

Uma logo vai além de uma mera representação visual atraente. Ela desempenha um papel fundamental em comunicar o posicionamento da marca. Trata-se da tradução, através de uma imagem vetorial, da identidade, do propósito, dos valores e da missão da empresa. Para atingir esse objetivo, é necessário um processo de pesquisa cuidadoso que visa a identificar as cores e elementos que dialoguem com essas caraterísticas.

O processo não é apenas estético, mas simbólico, e requer uma análise minuciosa do mercado e do público-alvo, para garantir que a logo seja, de fato, impactante. A escolha de cores e elementos jamais deve ser baseada em gostos pessoais, mas sim em pesquisas e estratégias que respondam a duas perguntas: “O que a sua marca representa?” e “Com quem a sua marca vai se comunicar?”

2) Aplicação e Versatilidade

Logotipo - 5 indicadores para determinar a eficácia

A elaboração de um logotipo deve levar em consideração diversas possibilidades de aplicações, tanto em meios digitais quanto impressos. A capacidade de adaptação a diferentes tipos de fundos e formatos é um fator determinante para avaliar a qualidade de uma logo.

Logotipo - 5 indicadores para determinar a eficácia

Uma tendência em ascensão entre as maiores empresas do mundo, é a adoção de logos responsivos. Isso significa que elas criam versões adaptáveis, de forma flexível a diferentes contextos e dispositivos no ambiente digital. Essa abordagem garante que o logotipo mantenha sua integridade e legibilidade, independente do tamanho da tela, dispositivo ou plataforma em que é exibido. Essa prática não apenas aprimora a experiência do usuário, mas também reflete a capacidade de um projeto de logo se manter forte e visualmente impactante em qualquer situação.

(Veja mais exemplos de logos responsivos)

3) Exclusividade

Logotipo - 5 indicadores para determinar a eficácia

Outro fator crucial para garantir que uma marca se destaque na memória dos consumidores é a sua singularidade, ou seja, a sua capacidade de se destacar como única e inconfundível. É essencial que a logo de uma empresa seja distintamente diferente de todas as outras, seja dentro do mesmo segmento ou até mesmo em segmentos diferentes. A criação de uma logo exclusiva é um passo fundamental para garantir que a marca fique eternizada no imaginário dos consumidores.

Por isso, ao avaliar a eficácia de uma logo, outra pergunta que deve ser levantada é, “Minha logo é única?”.

4) Capacidade de reconhecimento

Logotipo - 5 indicadores para determinar a eficácia

A emblemática maçã da Apple, as icônicas três listras da Adidas, o estilizado "Swoosh" da Nike e o adorável urso do WWF são exemplos de logos icônicas, que, embora possuam distinções marcantes entre si, compartilham uma característica singular: a capacidade de ser facilmente reconhecível.

Quando alguém se depara com qualquer um desses símbolos, em qualquer contexto, é impossível não associá-los imediatamente às respectivas empresas. Isso demonstra a eficácia de uma identidade de marca bem-sucedida.

Essa facilidade de reconhecimento destaca a importância do design de logotipos e símbolos, na criação e perpetuação de uma forte conexão entre a marca e o consumidor.

5) Psicologia das cores e formas

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Considerar a influência das cores e formas na mente humana é fundamental para a concepção de uma logo marcante. Na psicologia das cores, cada matiz evoca sentimentos distintos: o vermelho evoca paixão, energia e autoridade; o verde emana equilíbrio, otimismo e sustentabilidade; e o roxo sugere criatividade, originalidade e uma abordagem disruptiva.

As formas também desempenham um papel importante na promoção de sensações e percepções. Os quadrados emanam confiança, ousadia e estabilidade, enquanto os triângulos comunicam uma sensação de poder e determinação. As linhas horizontais transmitem uma impressão de velocidade, enquanto as verticais dialogam com relaxamento e tranquilidade. As curvas e ondas trazem leveza e fluidez, já as formas espirais estão associadas à inovação e criatividade. Logos ovais inspiram estabilidade e harmonia.

Design de Logo - Um trabalho aprofundado

Ao longo deste artigo, trouxemos exemplos de como avaliar objetivamente o trabalho de criação de uma logo. Na pratica, a construção da identidade de uma marca e de seus símbolos, seja uma identidade nova ou um rebranding, envolve um trabalho aprofundado de pesquisa, estratégia e criação.

(veja um exemplo de rebranding aqui)

Você é o que você comunica?

Para avaliar a eficiência e a qualidade de uma logo, é crucial considerar uma série de fatores e análises. Após explorar alguns dos principais critérios de avaliação neste artigo, gostaríamos de levantar uma questão importante: sua identidade reflete fielmente quem você é? Sua logo comunica com precisão a personalidade e os valores fundamentais da sua empresa?

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Artigo escrito por Equipe de Conteúdo

Marketing, Design

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