O branding é a prática de criar e desenvolver uma identidade para uma empresa, produto ou serviço. Isso inclui elementos visuais, como logotipo e design de marca, bem como aspectos mais subjetivos, como a personalidade da marca e a essência da empresa.
No entanto, o branding vai muito além da criação de uma identidade visual atraente. É uma estratégia complexa, focada no sucesso comercial de uma empresa e, quando bem sucedida, ajuda a criar reconhecimento de marca, estabelecer confiança do cliente, diferenciar a marca da concorrência e aumentar o valor da empresa.
Mas por que branding é tão importante? Veja a seguir.
Reduz o custo de aquisição do cliente (ou CPA)
Se você já se perguntou como mensurar o investimento em branding, saiba que o CPA ou (Cost Per Acquisition - em inglês) é uma das principais métricas que utilizamos para avaliar o desempenho de ações de Marketing em campanhas full-funnel. Uma marca bem construída reduz o atrito no processo de compra, e facilita a tomada de decisão do consumidor, reduzindo o custo de aquisição de novos clientes, além de aumentar compras recorrentes e o Life Time Value do seu cliente, elevando o ticket médio da marca no longo prazo.
Ajuda a criar reconhecimento de marca:
Em um mercado altamente saturado, quem não é lembrado fica esquecido. Um dos principais objetivos do branding é criar reconhecimento de marca, ou seja, tornar a sua empresa conhecida pelo público.
Isso pode ser feito através de elementos visuais, como o logotipo da empresa, mas também através da criação de uma personalidade de marca forte e consistente. Quanto mais reconhecida e familiar é a sua marca, mais propenso o público será a lembrar dela e a escolhê-la em vez de concorrentes.
No mercado atual, onde as pessoas têm acesso a uma ampla variedade de opções, o reconhecimento de marca pode ser fundamental para a escolha do consumidor.
A Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e Whatsapp, recomenda para sua plataforma de anúncios, o uso de criativos de topo de funil, capazes de gerar reconhecimento e identificação com a marca, antes da configuração campanhas com objetivos de compra. Esse é apenas um dos motivos por que Branding importa no momento atual.
Estabelece a confiança do cliente:
Uma marca forte e bem estabelecida pode ajudar a criar confiança no público. Isso é importante porque a confiança do cliente é crucial para o sucesso de uma empresa. Quanto mais confiança o público tem na sua marca, mais propenso ele será a comprar de você. A confiança também pode ajudar a fidelizar os clientes e a criar uma base de clientes leais. No mercado atual, onde a transparência e a confiança são cada vez mais valorizadas pelos consumidores, ter uma marca forte e confiável pode ser um diferencial decisivo.
Facilita a diferenciação da concorrência:
Você já se perguntou como o seu cliente decide entre duas soluções semelhantes? Em muitos casos, uma força intangível compele o consumidor a escolher uma das opções. Geralmente, o cliente vai ter mais afinidade com uma das opções, e o branding pode ajudar a sua marca a trazer mais clareza para sua comunicação, criando uma conexão maior com o consumidor e diferenciando sua solução da concorrência. Com uma marca forte e distinta, você pode criar uma identidade única para a sua empresa e se diferenciar dos seus concorrentes. Isso pode ser especialmente importante em mercados altamente saturados, onde é difícil se destacar com base apenas nos produtos ou serviços oferecidos. O branding pode ajudar a criar uma conexão emocional com o público e a construir uma base de clientes leais.
Aumenta o valor da empresa:
Uma marca forte e bem estabelecida pode aumentar o valor da sua empresa. Isso é especialmente verdadeiro se a sua marca for amplamente reconhecida e confiável. Quanto mais valiosa é a sua marca, mais valiosa será a sua empresa. Isso pode ser útil no momento de captar recursos, seja para capital de giro ou para expansão da empresa, ou, até mesmo para valorizar o ativo para venda.
Como vimos, o Branding ajuda a criar reconhecimento de marca, estabelecer confiança do cliente, se diferenciar da concorrência e aumentar o valor da empresa. Mas como você pode implementar o branding na sua empresa de maneira eficaz? Aqui está um guia passo a passo para te ajudar a começar:
Defina a sua marca: A primeira coisa que você precisa fazer é definir a sua marca. Isso inclui aspectos visuais, como o logotipo da sua empresa, mas também inclui a essência da sua marca e a sua personalidade. Pergunte a si mesmo: o que a sua empresa representa para o mercado? Qual é o propósito que ela serve para as pessoas? Quais são os valores da empresa ou de seus sócios que ela deve evidenciar, para criar um senso de comunidade com o seu público? Essas questões te colocarão no caminho para começar a construir a identidade da sua marca.
Para criar uma estratégia de branding, você precisa decidir como vai comunicar a sua marca ao público e como vai posicioná-la no imaginário da sua audiência em relação ao restante do mercado. Lembre-se que a sua marca está inserida em um contexto em que, provavelmente, outros players também atuam e, dependendo do tamanho dos seus concorrentes, a sua marca precisará se comportar de uma maneira que a destaque das demais, de acordo com as suas características identitárias.
Por exemplo:
uma marca que é líder de mercado, geralmente, irá capitalizar sua solidez e alcance para transmitir confiabilidade para o público, reiterando os motivos pelos quais é a preferida do público. Já uma marca mais nova, que chega para desafiar o status quo no seu meio, geralmente vai usar uma abordagem mais inovadora e nichada, conquistando uma parcela específica do público que vai se identificar mais com a sua personalidade. Um exemplo icônico de uma marca “challenger” é o caso da Pepsi, que disputou o mercado da Coca Cola publica e abertamente, nas décadas de 70 a 90, durante as guerras publicitárias travadas pelas duas marcas.
Você pode ver mais sobre esse assunto no vídeo abaixo:
Há muitas formas de implementar a sua estratégia. Como uma agência especializada em Branding, atendemos clientes em trabalhos que podem incluir a criação de materiais de marketing, como brochuras e anúncios, bem como a criação de conteúdo de sites ou redes sociais.
Chamamos esses materiais de Ativos de Marca, que são o veículo a partir dos quais a sua marca vai se comunicar. Veja alguns exemplos:
Estes são apenas alguns exemplos de Ativos de Marca. O importante é ser consistente em todas as suas ações de branding e garantir que todas as peças de marketing reflitam a identidade, a personalidade e o propósito da sua marca de maneira coesa, sempre visando a sensibilizar o seu cliente ideal.
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O branding não é uma tarefa de um dia só – é algo que deve ser trabalhado e ajustado continuamente. Mantenha-se atento ao desempenho da sua estratégia de branding e faça ajustes conforme necessário. Isso pode incluir mudanças no design da sua marca ou na sua mensagem de marketing. É importante que você se aprofunde e conheça cada vez mais sobre o seu cliente ideal, refinando sua mensagem para ele.
O cliente ideal é aquele que é perfeito para a sua marca: tem um LTV (life time value) acima da média e compra da sua marca com uma frequência maior. Ele tem poder aquisitivo suficiente para comprar a sua solução, usa e recomenda a sua marca para pessoas semelhantes, atraindo novos clientes com o mesmo perfil. Este fato é muito importante, porque o custo de aquisição de clientes (CAC) tende a aumentar com o tempo, então a recomendação de outros clientes é essencial para o crescimento saudável da sua marca.
O branding não é apenas sobre comunicar a sua marca ao público, mas também sobre criar uma conexão com eles. Envolva seu público através das plataformas digitais oferecendo pequenos ganhos, ou algo que gere valor para sua audiência, como entretenimento ou atividades que permitam a interação direta do público. Isso pode ajudar a aumentar a percepção de valor sobre a marca e a criar uma base de clientes leais que são defensores do seu produto ou serviço.
É importante ter em vista que os consumidores desejam consumir conteúdo que tenha valor para eles, sob a perspectiva deles, e não a da marca. Frequentemente, marcas se comunicam produzindo conteúdo sobre tópicos que não são de interesse direto do seu cliente ideal, ou seja: que geram pouco valor para a audiência que deseja sensibilizar.
Procure as plataformas que fazem mais sentido para a sua marca e produza conteúdos sólidos para ela. Só então, depois de conquistar seu espaço nessa rede, busque novas plataformas para diversificar a fonte de tráfego para a sua marca. Plataformas como o TikTok podem oferecer um retorno maior sobre o seu investimento de tempo, já que o volume de exposição gratuito que as plataformas novas oferecem tende a ser maior.
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A criação de experiências através do branding requer um estudo minucioso de marketing, para a elaboração de uma estratégia capaz de impactar, seduzir e fidelizar o público mais exigente do mercado consumidor. Por que Branding? Agora você já sabe!
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