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Branding: Como fazer (e 3 Indicadores de Performance)

Branding: como fazer uma comunicação capaz de criar vínculos com o público e construir a preferência para a sua marca ou produto.
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Branding: Como fazer (e 3 Indicadores de Performance)

Executando e medindo o impacto das estratégias de branding

Quem não é visto não é lembrado. O mundo te enxerga quando te olha? Pergunta difícil, né? Mas, neste artigo, você vai aprender como fazer branding de forma eficaz e como avaliar, objetivamente, o impacto de uma marca bem construída nos resultados da empresa.

Através desse processo, é possível identificar problemas e elaborar soluções. Além de contribuir de maneira enriquecedora para a formulação de futuras campanhas e diretrizes de fortalecimento da marca.

Mas antes de chegar nesses indicadores, que tal compreendermos melhor o conceito de branding e como ele é aplicado?

Branding: como fazer
Branding como fazer: exemplo de aplicação da marca

O que é branding?

Branding é como chamamos o trabalho de construir a reputação de uma marca, desenhando cuidadosamente cada ponto de contato com o público, para que a marca seja percebida de maneira adequada, aumentando a preferência e, em última instância, as vendas. Isso envolve aspectos visuais, verbais e intangíveis, como personalidade e essência. Um dos principais pontos de contato das marcas com a audiência é o Instagram, por onde as pessoas, geralmente, têm o primeiro contato com a marca.

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Toda informação transmitida pela marca está diretamente ligada ao trabalho de branding. Em cada mensagem verbal e visual, há um discurso e um interlocutor em potencial. Uma estratégia bem executada, é capaz de estabelecer os elementos certos, para criar vínculos com esse interlocutor, que podemos chamar de público-alvo.

O branding desempenha diversos papéis estratégicos. Em primeiro lugar, ele cria o reconhecimento da marca, através de elementos visuais relevantes e uma personalidade coerente. Esse reconhecimento fomenta a familiaridade e a preferência do público. Uma marca forte é capaz de construir confiança junto aos consumidores. Relação fundamental para a aquisição e fidelização de clientes.

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Em um mercado cada vez mais competitivo, o branding também permite se diferenciar de outros players, conferindo uma identidade única que estabelece conexões fortes e duradouras. Elevando o valor da marca e o seu impacto no meio social.

A construção de branding atinge o seu ponto de excelência, nas chamadas love brands. Aquelas marcas que conquistam o coração dos consumidores e são vistas como referências, estabelecendo laços emocionais profundos com o público. É o caso de empresas internacionais como Adidas, Apple e Netflix. E de brasileiras como Havaianas, Nu Bank, Brahma e Natura.

Branding: como fazer? Descubra como implementar as estratégias

Criar uma identidade para a sua empresa é um trabalho amplo, que inclui elaborar visão, missão, valores e um tom de voz. A partir da estruturação desses elementos, é possível constituir um conjunto de regras que guiarão as suas ações de marketing.

Ao criar e implementar a sua estratégia de branding, alguns pontos são fundamentais:

  • Objetivos: Compreender através de um briefing, os objetivos da marca e os perfis de público que ela quer sensibilizar. Nessa etapa inicial é importante que a marca tenha um conhecimento total em relação aos seus benefícios e diferenciais;
  • Pesquisa: Após a conclusão da primeira etapa começa um extenso processo de investigação, para identificar referências de linguagem visual e verbal do segmento. Este estudo procura compreender como o público e os players do mercado se comportam, traçando um panorama abrangente não somente do segmento em que a marca atua, mas também de outros setores relacionados;
  • Benchmarking: Fazer uma comparação detalhada entre a sua marca e diversos cases de sucesso, selecionados a partir do trabalho de pesquisa. O benchmarking ajuda na elaboração de insights e na identificação de oportunidades que podem ser convertidos em diferenciais atraentes para o público, durante as campanhas de branding;
  • Posicionamento: Elaborar como a marca vai se comportar levando em consideração as informações coletadas no trabalho de pesquisa e benchmarking;
  • Criar conceitos para a marca: Construção de algumas linhas conceituais para a identidade da marca, com propostas visuais e verbais. Estas propostas de conceito são minuciosamente desenvolvidas e apresentadas ao cliente. Uma delas é escolhida pela marca, e posteriormente adaptada, levando em consideração os apontamentos e ressalvas apresentados no feedback;
  • Ativos de marca: A aplicação prática do conceito escolhido, a partir da criação de veículos por onde a marca vai se comunicar. Sites, perfis em redes sociais, campanhas publicitárias, materiais informativos, vídeos e peças impressas são alguns exemplos de ativos de marca;
  • Engajamento: Gerar audiência e conversão para os ativos da marca, através de estratégias de inbound que visam atrair o público de maneira espontânea. Aumentando a performance das campanhas e diminuindo os custos por aquisição de novos clientes.
  • Ajustes e correções de rumo: Toda marca está em constante evolução. É fluida como a cultura de uma sociedade. Por isso, é sempre importante identificar e solucionar possíveis falhas no branding, através de uma análise de desempenho feita a partir dos indicadores que veremos a seguir;

Como medir o impacto de uma campanha

O propósito fundamental do branding é gerar resultados. Por isso existem diversos indicadores utilizados para medir o impacto das campanhas.

Esses indicadores são chamados de KPI (Key Performance Indicator). Eles consistem em ferramentas utilizadas para medir, de maneira matemática, o desempenho de uma área ou processo específico. Os KPIs não são utilizados apenas no marketing, mas em todos os setores de uma empresa.

Conheça os principais KPIs utilizados para medir o sucesso de uma estratégia de branding.

ROAS - Return On Ads Spend

É um indicador que mede o retorno de cada investimento realizado em campanhas. O cálculo é feito através da divisão do valor total de vendas geradas por um anúncio, pela quantia de dinheiro investida nesse mesmo anúncio. Por ser uma métrica que permite medir a lucratividade de um anúncio, através de uma conta rápida, o ROAS é a forma mais dinâmica e simples de avaliar o impacto de uma ação publicitária. O trabalho de branding se torna fundamental para a otimização dessa métrica, pois ele aumenta a valorização da marca como um ativo, gerando preferência de mercado. O que consequentemente diminui os custos de engajamento, aumentando assim a margem de lucro.

Ao comparar o ROAS com outras métricas, como a taxa de cliques, o número de impressões e a taxa de conversão, é possível detectar se os anúncios estão gerando o retorno desejado e avaliar se o branding realmente está sendo eficaz.

CPA - Cost per Acquisition

Também conhecida como Custo por Ação, é uma métrica usada para medir o valor de uma campanha de acordo com determinada ação realizada pelo público. O CPA é calculado dividindo o custo total da campanha, pelo número de ações desejadas.

Pode ser realizado para medir o custo por clique, taxa de conversão, custo por lead, custo por aquisição de cliente ou venda, entre vários outros indicadores.

O principal benefício de um trabalho de branding assertivo, é a diminuição do CPA. O que significa vender mais, gastando menos.

É importante que esse indicador seja monitorado regularmente, para auxiliar na identificação de falhas e na elaboração de soluções.

ROI - Return on Investment

O ROI é um dos mais importantes KPIs usados no marketing. Ela mede o quanto de dinheiro é retornado em relação ao que foi investido.

O cálculo é feito dividindo o lucro líquido obtido durante uma campanha de marketing, pelo custo total de sua execução. Se o lucro líquido de uma campanha foi de R$100,00 e o custo total foi de R$50,00, então o ROI será de 2. Isso significa que cada real investido, gerou 2 reais de lucro.

Através do ROI, é possível calcular indicadores importantes do trabalho de Branding, como o aumento da preferência de mercado, da margem de lucro e da valorização da marca com um ativo.

É importante entender que o ROAS mede o retorno financeiro em relação ao investimento feito na campanha. Enquanto o ROI, está relacionado ao lucro e ao retorno de capital investido em uma ação.

O Resultado é o foco

Como vimos, o branding é fundamental para o sucesso de qualquer marca. É a forma como uma organização é percebida pelos seus clientes, fornecedores e parceiros. E também como ela se posiciona no mercado.

Ele permite que uma marca se destaque entre seus concorrentes, e possibilita a criação de uma identidade única que reflita seus produtos, serviços, valores e missão. Por meio de um branding bem aplicado e eficiente, é possível aprimorar a performance comercial e criar uma forte conexão com seus clientes. Tornando-se uma importante ferramenta para aumentar as vendas.

Vamos conversar?

Depois dessa breve viagem pelo universo branding, a nossa pergunta continua na mesa: E aí, o mundo te enxerga quando te olha? Agende uma consultoria gratuita e venha descobrir isso com a gente.

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Artigo escrito por agenciadigitals

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