Quem não é visto não é lembrado. O mundo te enxerga quando te olha? Pergunta difícil, né? Mas, neste artigo, você vai aprender como fazer branding de forma eficaz e como avaliar, objetivamente, o impacto de uma marca bem construída nos resultados da empresa.
Através desse processo, é possível identificar problemas e elaborar soluções. Além de contribuir de maneira enriquecedora para a formulação de futuras campanhas e diretrizes de fortalecimento da marca.
Mas antes de chegar nesses indicadores, que tal compreendermos melhor o conceito de branding e como ele é aplicado?
Branding é como chamamos o trabalho de construir a reputação de uma marca, desenhando cuidadosamente cada ponto de contato com o público, para que a marca seja percebida de maneira adequada, aumentando a preferência e, em última instância, as vendas. Isso envolve aspectos visuais, verbais e intangíveis, como personalidade e essência. Um dos principais pontos de contato das marcas com a audiência é o Instagram, por onde as pessoas, geralmente, têm o primeiro contato com a marca.
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Toda informação transmitida pela marca está diretamente ligada ao trabalho de branding. Em cada mensagem verbal e visual, há um discurso e um interlocutor em potencial. Uma estratégia bem executada, é capaz de estabelecer os elementos certos, para criar vínculos com esse interlocutor, que podemos chamar de público-alvo.
O branding desempenha diversos papéis estratégicos. Em primeiro lugar, ele cria o reconhecimento da marca, através de elementos visuais relevantes e uma personalidade coerente. Esse reconhecimento fomenta a familiaridade e a preferência do público. Uma marca forte é capaz de construir confiança junto aos consumidores. Relação fundamental para a aquisição e fidelização de clientes.
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Em um mercado cada vez mais competitivo, o branding também permite se diferenciar de outros players, conferindo uma identidade única que estabelece conexões fortes e duradouras. Elevando o valor da marca e o seu impacto no meio social.
A construção de branding atinge o seu ponto de excelência, nas chamadas love brands. Aquelas marcas que conquistam o coração dos consumidores e são vistas como referências, estabelecendo laços emocionais profundos com o público. É o caso de empresas internacionais como Adidas, Apple e Netflix. E de brasileiras como Havaianas, Nu Bank, Brahma e Natura.
Criar uma identidade para a sua empresa é um trabalho amplo, que inclui elaborar visão, missão, valores e um tom de voz. A partir da estruturação desses elementos, é possível constituir um conjunto de regras que guiarão as suas ações de marketing.
Ao criar e implementar a sua estratégia de branding, alguns pontos são fundamentais:
O propósito fundamental do branding é gerar resultados. Por isso existem diversos indicadores utilizados para medir o impacto das campanhas.
Esses indicadores são chamados de KPI (Key Performance Indicator). Eles consistem em ferramentas utilizadas para medir, de maneira matemática, o desempenho de uma área ou processo específico. Os KPIs não são utilizados apenas no marketing, mas em todos os setores de uma empresa.
Conheça os principais KPIs utilizados para medir o sucesso de uma estratégia de branding.
É um indicador que mede o retorno de cada investimento realizado em campanhas. O cálculo é feito através da divisão do valor total de vendas geradas por um anúncio, pela quantia de dinheiro investida nesse mesmo anúncio. Por ser uma métrica que permite medir a lucratividade de um anúncio, através de uma conta rápida, o ROAS é a forma mais dinâmica e simples de avaliar o impacto de uma ação publicitária. O trabalho de branding se torna fundamental para a otimização dessa métrica, pois ele aumenta a valorização da marca como um ativo, gerando preferência de mercado. O que consequentemente diminui os custos de engajamento, aumentando assim a margem de lucro.
Ao comparar o ROAS com outras métricas, como a taxa de cliques, o número de impressões e a taxa de conversão, é possível detectar se os anúncios estão gerando o retorno desejado e avaliar se o branding realmente está sendo eficaz.
Também conhecida como Custo por Ação, é uma métrica usada para medir o valor de uma campanha de acordo com determinada ação realizada pelo público. O CPA é calculado dividindo o custo total da campanha, pelo número de ações desejadas.
Pode ser realizado para medir o custo por clique, taxa de conversão, custo por lead, custo por aquisição de cliente ou venda, entre vários outros indicadores.
O principal benefício de um trabalho de branding assertivo, é a diminuição do CPA. O que significa vender mais, gastando menos.
É importante que esse indicador seja monitorado regularmente, para auxiliar na identificação de falhas e na elaboração de soluções.
O ROI é um dos mais importantes KPIs usados no marketing. Ela mede o quanto de dinheiro é retornado em relação ao que foi investido.
O cálculo é feito dividindo o lucro líquido obtido durante uma campanha de marketing, pelo custo total de sua execução. Se o lucro líquido de uma campanha foi de R$100,00 e o custo total foi de R$50,00, então o ROI será de 2. Isso significa que cada real investido, gerou 2 reais de lucro.
Através do ROI, é possível calcular indicadores importantes do trabalho de Branding, como o aumento da preferência de mercado, da margem de lucro e da valorização da marca com um ativo.
É importante entender que o ROAS mede o retorno financeiro em relação ao investimento feito na campanha. Enquanto o ROI, está relacionado ao lucro e ao retorno de capital investido em uma ação.
Como vimos, o branding é fundamental para o sucesso de qualquer marca. É a forma como uma organização é percebida pelos seus clientes, fornecedores e parceiros. E também como ela se posiciona no mercado.
Ele permite que uma marca se destaque entre seus concorrentes, e possibilita a criação de uma identidade única que reflita seus produtos, serviços, valores e missão. Por meio de um branding bem aplicado e eficiente, é possível aprimorar a performance comercial e criar uma forte conexão com seus clientes. Tornando-se uma importante ferramenta para aumentar as vendas.
Depois dessa breve viagem pelo universo branding, a nossa pergunta continua na mesa: E aí, o mundo te enxerga quando te olha? Agende uma consultoria gratuita e venha descobrir isso com a gente.
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