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Briefing detalhado: Como fazer e qual a importância para a sua empresa (e um modelo para ajudar a criar o seu!)

Saiba importância de aplicar um briefing detalhado nos processos da sua empresa e como utilizar de maneira correta esse instrumento fundamental para as demandas de comunicação. Ainda disponibilizamos um modelo prontinho pra você usar.
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Briefing detalhado: Como fazer e qual a importância para a sua empresa (e um modelo para ajudar a criar o seu!)

Elaborar um briefing detalhado para a sua marca, com todas as informações necessárias para a realização de um trabalho, pode parecer simples. Mas é um problema recorrente em muitos departamentos de marketing, independentemente do tamanho ou segmento da empresa. 

O briefing desempenha um papel fundamental na agilidade e excelência das entregas. No entanto, quando elaborado de maneira incorreta, ele pode gerar ruídos que comprometem não apenas a eficiência do trabalho de marketing, mas também a comunicação entre marca e agência.

Neste artigo vamos analisar a importância de aplicar um briefing detalhado nos processos da sua empresa, além de ensinar como formular e aplicar de maneira correta esse instrumento fundamental para o sucesso de suas campanhas.

E no final do texto ainda tem um modelo de briefing detalhado para você se inspirar!

O que é um briefing?

O briefing é um documento que reúne todas as informações essenciais para a realização de uma tarefa ou projeto. Ele consolida não apenas os objetivos, mas também as explicações detalhadas: o escopo preciso, os prazos, dados relevantes, orçamento disponível e potenciais objeções. Essa compilação minuciosa não apenas orienta, mas também define claramente o que se espera alcançar.

No marketing, o briefing representa um importante canal de comunicação entre a empresa e a agência. Ele funciona como um espelho das metas e desejos da empresa em uma demanda específica. Seja para a criação de uma identidade visual, uma campanha publicitária, propostas conceituais, conteúdos para redes sociais, produção audiovisual, desenvolvimento de websites, materiais gráficos ou qualquer outro ativo de marca.

(Saiba mais sobre a importância dos ativos de marca em nosso artigo sobre Branding)

Mas ele não se resume apenas às informações tangíveis sobre o projeto em questão, já que também precisa englobar uma visão ampla sobre a identidade da marca e seus objetivos. Detalhando além dos aspectos práticos do material a ser produzido, a essência e os propósitos da marca.

A importância de fazer um briefing detalhado

Existem vários motivos que ilustram a importância de se elaborar um briefing detalhado, para não gerar ruídos e deixar arestas soltas no momento de execução do trabalho.

Agilidade no trabalho: Um briefing claro e abrangente é um grande aliado para a agilidade do trabalho. Ao definir objetivos e escopos com precisão, ele reduz o tempo necessário para concluir uma tarefa, já que esclarece potenciais dúvidas, evita erros na execução e combate retrabalhos desnecessários.

Qualidade na entrega: A elaboração de um briefing detalhado é a base para garantir a excelência no resultado final. Além de direcionar o trabalho criativo com informações importantes, o briefing detalhado proporciona insights valiosos à equipe de criação, permitindo uma execução mais precisa e alinhada com os objetivos propostos.

Planejamento: Com os detalhes e os objetivos bem definidos, é possível elaborar de forma mais assertiva o planejamento do trabalho, traçando com precisão as etapas de execução e os prazos do projeto.

Orçamento: Com informações claras e precisas, fica mais fácil definir os custos exatos do projeto e evitar gastos desnecessários com erros e retrabalho.

Bom relacionamento: Ao elucidar dúvidas e evitar erros, o briefing ajuda a fortalecer o relacionamento entre o cliente e a agência, evitando ruídos e desgastes desnecessários.

(CLIQUE AQUI E FAÇA DOWNLOAD DE UM MODELO DE BRIEFING DETALHADO)

Quais informações precisam constar em um briefing detalhado

Embora a estrutura do briefing possa mudar dependendo da empresa, agência ou natureza do projeto, alguns pontos fundamentais precisam ser contemplados no documento. O objetivo dos tópicos listados a seguir, é auxiliar na elaboração de um modelo de briefing detalhado, que possa ser aplicado em qualquer situação.

Separamos esses tópicos em três pilares: perfil da empresa, identidade da marca e descrição do projeto.

Perfil da empresa: São questões relacionadas ao trabalho e objetivos práticos da empresa. 

  • Atividades: Quais produtos ou serviços a empresa vende para o seu público?
  • Benefícios: Porque as pessoas deveriam comprar o seu produto ou serviço? 
  • Localização: Onde estão as sedes da companhia?
  • Concorrentes: Empresas que disputam diretamente os clientes e a preferência do público. 
  • Referências do mercado: Marcas que são mais bem avaliadas dentro do segmento. 
  • Objetivos e metas: Onde a empresa pretende chegar a curto e longo prazo? 
  • Histórico da empresa: Um breve resumo da empresa até aqui. Dos primeiros anos até os dias atuais. 
  • Objetivo do projeto: Quais resultados esse projeto busca alcançar? 
  • Público-alvo: Idade, gênero, classe social, valores, estilo de vida e outras características dos potenciais clientes. 
  • Fatia do mercado: Qual a representatividade da marca dentro do segmento em que ela está inserida?
  • Preço: Análise de preço, levando em consideração o segmento e o ticket médio desse consumidor. É feita através de uma escala de 1 a 5 (do mais barato ao mais caro). 
  • Alcance da marca: Onde a marca atua dentro do mercado nacional e global?
  • Problemas: Dores percebidas no trabalho de comunicação e marketing.
  • Desafios: Os principais desafios enfrentados pela empresa e pelo segmento como um todo. 
  • Oportunidades: Condições favoráveis ao crescimento do serviço ou produto ofertado pela marca. 

Identidade da marca: Questões relacionadas ao posicionamento da empresa dentro do mercado.

  • Sentimentos: Quais sentimentos a marca busca proporcionar?
  • Diferencial: Uma proposta de valor única da marca, que a difere de todas as outras empresas. 
  • Propósito: Porque a empresa existe? Quais são as principais motivações da companhia? 
  • Valores: Quais são os princípios e crenças que guiam o trabalho da empresa? No que ela acredita? 
  • Missão: Qual o foco e os objetivos da marca? 
  • Características atuais: Quais aspectos fazem a marca ser lembrada pelo público.
  • Características almejadas: Quais características do produto ou serviço deveriam ser as mais lembradas pelos clientes?
  • Status: Os benefícios sociais que a marca oferece aos clientes. 
  • Palavras-chave: Palavras e termos que melhor descrevem a essência da marca. 
  • Comunicação: Qual palavra melhor descreve a maneira da marca se comunicar? 
  • Causas: As bandeiras que a marca levanta. O que ela faz em busca de um mundo melhor?
  • Não alinhamento: O que a marca não tolera? O que é considerado inaceitável pela empresa? Seja em relação ao seu próprio trabalho, à sociedade, aos clientes ou ao mercado. 
  • Percepção do público: Qual a sensação dos clientes ao consumir o produto ou serviço da marca?

Descrição do projeto: Informações objetivas sobre o trabalho demandado no briefing.

  • Escopo: Fornecer de maneira detalhada e sucinta qual é o trabalho a ser realizado. 
  • Objetivo: Qual é o objetivo desse trabalho de comunicação ou marketing? 
  • Contexto: Informações sobre o contexto específico desse projeto, como a situação do mercado, oportunidades de ocasião, números e indicadores… 
  • Referências: Exemplos de outros trabalhos semelhantes ao demandado, que são considerados uma inspiração pela empresa.
  • Recursos: materiais disponíveis para auxiliar o trabalho: documentos, imagens, vídeos… 
  • Metas: Definir através de KPIs e indicadores, quais são os resultados esperados. 
  • Orçamento: Valor reservado para desenvolvimento do projeto. 
  • Cronograma: Os prazos estipulados para a conclusão de cada etapa do projeto. 
  • Outras observações: Informações complementares que não estão presentes nas perguntas do briefing. 

Elabore o seu modelo de briefing detalhado

Agora é só colocar a mão na massa! Para elaborar as perguntas presentes no seu modelo de briefing detalhado, faça um checklist levando em consideração todos os tópicos enumerados acima.

Lembre-se de que este artigo é um apanhado geral de como funciona a estrutura de um briefing detalhado no mercado de marketing. Caso o segmento em que a sua empresa está inserida possua características específicas, você pode incluir outras perguntas, além de adaptar as que foram sugeridas por nós.

Se você precisar de um exemplo para se inspirar, confira o modelo de briefing detalhado da Digitals

[CLIQUE PARA FAZER DOWNLOAD DO MODELO].

Clique e entre em contato com a Digitals!
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Artigo escrito por Equipe de Conteúdo

Marketing, Design

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